Quem é seu exemplo de vida?


Quem é seu exemplo de vida?

Texto base: ( 1 Coríntios 15 : 33)  "Não vos enganeis: as más conversações  corrompem os bons costumes.” 

Neste texto o apóstolo Paulo nos aconselha que não podemos nos enganar  achando que ter amizade com pessoas  de má conduta ou pessoas que não partilham da mesma fé que nós não vai interferir na nossa vida ou em nosso caráter.
Veja o versículo abaixo:

"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Provérbios 13:20)

As pessoas com que andamos, falamos ou convivemos,  direta ou indiretamente influenciam  em muito a nossa vida e na maioria das nossas ações ou decisões.
Tem um ditado popular  muito conhecido que diz: "diga-me com que você anda e eu te direi quem és".

O ser humano é um ser social, então nosso comportamento é influenciado pelo que vemos, ouvimos e admiramos.
Sendo assim as pessoas que estão sempre ao nosso redor exercem grande influência em nós. Assim bem como a televisão, rádio, internet, revistas etc. Tudo ao nosso redor nos ensina e influencia de alguma  maneira a nossa vida.  Não estou fazendo nenhuma apologia ao isolamento de amigos ou deixar de assistir, navegar na internet ou qualquer outra coisa.
Mas precisamos classificar e observar melhor o que temos feito, quais os tipo de pessoas que temos amizade?.  Que tipo de comportamento ela tem junto ou longe de nós?, que tipo de mensagem ou influencia nossas amizades nos dado? Será algo de bom?.
Baseando-se em tudo isso será que o exemplo de pessoa que estamos seguindo é o melhor? Ou será que temos sido um bom exemplo para as pessoas ao nosso redor?
Nossas atitudes falam muito mais que nossas palavras, e a todo momento somos observados por alguém. O que fazemos pode encorajar uma pessoa desencorajada, pode animar alguém  que está desanimado tudo através do nosso bom exemplo.
E será que estamos nos espelhando em alguém que realmente tem algo de bom para nos ensinar?
Sempre existiram pessoas de diferentes modos, mas cabe a nós saber escolher tanto bons amigos  como todo e qualquer tipo de relacionamento da nossa vida.
Então vamos falar um pouco sobre bom exemplo a ser seguido.
Um exemplo que através do seu bom exemplo e boa conduta foi honrado por Deus e influenciou muitas e muitas pessoas no passado e continua influenciando através da sua história que está na Bíblia.

Vamos falar sobre o Profeta Daniel.    


O Profeta Daniel assim como todos os outros Profetas, era cidadão normal de uma  comunidade, comum como qualquer outra pessoa, mas ele se diferencia em alguns pequenos aspectos, por exemplo, a sua inigualável fé em Deus, servindo como porta voz, mensageiros da palavra e da vontade de Deus. Neste aspecto gostaria de chamar a atenção em Daniel, por sua inabalável fé que é exemplo para todos nós, sua fé e esperança em Deus é sem igual é contagiante . Daniel foi ainda muito jovem retirado de seu país, após Jerusalém ter sido cercada pelo exército do rei Nabucodonosor, e sendo assim levado para Babilônia, um país distante do seu, em uma terra cheia de prazeres, com costumes diferentes aos quais estava acostumado. O rei então algum tempo depois determinou que fossem escolhidos alguns jovens de boa aparência e sem defeito algum, para serem instruídos por um período de aproximadamente de tres anos, nos costumes, cultura e língua dos caldeus para servirem a corte com seus trabalhos domésticos por obra divina entre estes jovens   foram cuidadosamente escolhidos estavam Daniel, Misael, Ananias e Azarias todos judeus.

  Com o passar dos anos a sabedoria e a competência em Daniel chamou também a atenção do rei Ciro, que passou a admirá-lo por sua competência na administração, despertando a ira e a inveja de muita gente que começaram a planejar, arquitetar planos para achar alguma falha em Daniel, mas era impossível, pois este homem era reto, integro em seus afazeres.
No governo do rei Ciro, após muita conspiração contra Daniel, resolveram então criar uma nova lei, que certamente deixaria o rei muito feliz e o consagraria como grande e soberano em todo seu império, tal lei entraria em vigor por um período de trinta dias e era irrevogável, durante este tempo qualquer pessoa que se curvasse perante outros deuses, ou perante homens que não fosse o rei, esta pessoa seria imediatamente atirada na cova dos leões para ser devorada viva por ter desobedecido a lei. Todos que planejaram tal lei sabiam que Daniel orava para seu Deus todos os dias em seu quarto diante da janela aberta .Certo dia Daniel estava orando e para a sua surpresa sua casa foi invadida pelos conspiradores que o flagraram nesta conduta, imediatamente, Daniel foi levado à presença do rei, que não teve alternativa se não acatar o que a lei determinava, contra a sua vontade, Daniel foi lançado na cova dos leões, tendo a porta de entrada selada com o selo real para que ninguém violasse. No dia seguinte o rei levantou bem cedo e foi logo para a cova dos leões. Chegando á cova, onde estava Daniel, o rei aflito gritou: "Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem sempre prestas cultos, foi capaz de livrar-te dos leões?" Daniel falou:  “ Viva o rei para Sempre “Meu Deus mandou seu anjo para fechar as bocas dos leões e eles não me incomodaram, pois fui considerado inocente diante de Deus da mesma forma como também contra ti, o Rei, nenhum crime cometi (Dn 6,20-24). Fico imaginando a alegria que este rei deve ter tido no momento que ouviu a voz de Daniel, percebendo que ele estava vivo,
A Bíblia nos conta no livro de  Daniel capítulo 6 ,25, 27  que Reconhecerem o Deus vivo através da fé do profeta . O rei na época escreveu aos povos dizendo que tremessem e temessem ao Deus de Daniel.

Considerações finais.
Meu irmão e minha irmã baseado em tudo que estudamos agora, eu lhe pergunto novamente:Quem é seu exemplo de vida? Será que essa pessoa em que tem se espelhado te afasta ou te aproxima de Deus?
Pense nisso e creia que o Espírito Santo de Deus te ajudará e mostrará o que deveras fazer.
Deus abençoe !
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário ele é muito importante para nós!
Sinta-se a vontade para elogiar, dar ideia de estudo ou falar algo sobre sua experiência em nossa página.

* Comentários ofensivos serão deletados.

Um grande abraço!

Att:Paulo Diego Alves